Receita de pão de batata sem glúten

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A mistura de farinha sem glúten proporciona muita estrutura e elasticidade sem glúten.
O crescimento completo da massa na assadeira antes de assar garante uma boa estrutura geral.

 

Ingredientes:

 

  • 300 gramas de batata russet (1 grande ou 2 médias), descascada, cortada em quartos e em fatias finas
  • 1,5 xícaras de água
  • 1 colher de chá de sal marinho fino
  • 1 xícara de leite integral
  • 2 colheres de chá de fermento instantâneo
  • 1 colher de sopa  de açúcar
  • 6 ovos grandes
  • 600 gramas de mistura de farinha sem glúten

 

Modo de preparo:

 

  1. Coloque as batatas, água e 1/4 colher de chá de sal em uma panela média e leve para ferver em fogo médio, reduza o fogo e cozinhe as batatas por cerca de 15 minutos até ficarem macias. Coloque as batatas com o líquido em uma tigela e deixe esfriar.
  2. Adicione a 1 colher de chá restante de sal, leite, fermento e açúcar às batatas e misture bem. Coloque a mistura de batata e ovo no liquidificador. Ligue a batedeira em velocidade baixa, aumente gradualmente a velocidade de média a alta e bata até obter uma mistura homogênea, cerca de 30 segundos (ou use uma batedeira), adicione a farinha e mexa em fogo baixo até que toda a mistura de batata esteja absorvido pela farinha. Aumente a velocidade para médio-alto e bata até que a massa fique lisa e elástica, cerca de 30 segundos. Usando uma espátula de borracha, raspe a massa em uma tigela limpa. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 2,5 horas até que não dobre o suficiente.
  3. Unte e cubra uma forma de pão de mel de 13 x 4 x 4 polegadas ou uma forma de pão Pullman. Mexa a massa com uma espátula de borracha e despeje na forma de pão preparada. Cubra levemente com filme plástico e deixe crescer por cerca de 2 horas até atingir o topo da assadeira. Entretanto, pré-aqueça o forno a 200 ° C 1 hora antes de assar.
  4. Retire o plástico da panela e coloque a tampa. Asse o pão por 45 minutos. Reduza o fogo para 180 ° C  e asse por mais 30 minutos.
  5. Reduza o calor para 150 ° C. Retire a tampa da frigideira e coloque o pão aberto no forno por 20 minutos.
  6. Retire o pão do forno e coloque-o em uma grade sobre uma assadeira. Retire a assadeira e leve ao forno o pão por mais 10 minutos. A temperatura interna deve ser de 100 ° C. Desligue o forno, abra a porta e deixe o pão esfriar por 30 minutos na gradinha.
  7. Retire o pão do forno, coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente até a temperatura ambiente antes de fatiar. Bem embalado, o pão fica em temperatura ambiente por até uma semana.