Receita de coxas de frango frito à japonesa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Karaage é um frango frito ao estilo japonês feito com uma deliciosa marinada à base de soja. Sai leve, crocante e cheio de sabor. Se você nunca cozinhou com fécula de batata, esta receita vai te convencer que você deve sempre mantê-la na despensa. Depois de experimentar, você nunca mais cozinhará frango frito de outra maneira.

 

Ingredientes

 

  • 1/2 xícara (120 gramas) de leitelho
  • Pedaço de gengibre fresco de 2 polegadas, descascado e em fatias finas
  • 2 dentes de alho em fatias finas
  • 3 cebolinhas, partes brancas e verdes, cortadas em fatias finas
  • 2 colheres de sopa (33 gramas) de molho de soja sem glúten
  • 1 colher de sopa (14 gramas) de óleo de gergelim asiático
  • 1 colher de sopa (13 gramas) de açúcar mascavo claro
  • 1/4 colher de chá (1,5 gramas) de sal marinho fino
  • 6 coxas de frango médias (cerca de 2 1/4 libras ou 1 quilograma)
  • 3 xícaras (552 gramas) de amido de batata
  • Óleo de farelo de arroz ou óleo de amendoim para fritar

 

Modo de preparo

 

  1. Coloque o leitelho, o gengibre, o alho, a cebolinha, o molho de soja, o óleo de gergelim, o açúcar mascavo e o sal em uma tigela média e mexa até ficar homogêneo.
  2. Coloque a pele na coxa, coloque o frango sobre uma tábua de cortar, com o osso em pé e corte com uma faca afiada do centro ao osso de cima para baixo. Deslize suavemente a faca horizontalmente para a esquerda para fazer borboletas na carne, tomando cuidado para não cortá-la completamente. Abra a aba com cuidado e corte a carne ligeiramente transversalmente, tomando cuidado para não cortar a carne totalmente. Repita no lado direito da coxa. Coloque a coxa na tigela com a marinada e repita com as 5 coxas restantes.
  3. Misture as coxas e a marinada, cobrindo bem cada peça. Coloque a carne e a marinada em um saco grande com zíper, esprema o máximo de ar possível e feche o saco. Coloque o saco em uma tigela rasa na geladeira e deixe marinar por 12 a 24 horas, virando o saco ocasionalmente para distribuir uniformemente a marinada.
  4. Pré-aqueça o forno a 95 ° C. Forre uma assadeira com papel manteiga. Coloque uma gradinha em outra assadeira. Coloque a fécula de batata em uma tigela grande.
  5. Retire uma coxa de frango da marinada, sacuda o alho, o gengibre ou a cebolinha e acrescente à fécula de batata. A marinada adicionada ao frango ajudará o amido a grudar na carne. Enrole a coxa em fécula de batata, cubra bem e coloque na assadeira forrada com papel manteiga. Repita com as coxas restantes. Em seguida, começando com a primeira perna, dragar uma segunda vez na fécula de batata e colocá-la de volta na assadeira forrada com papel manteiga.
  6. Coloque uma panela grande de ferro fundido no fogão e faça 1 1/2. adicione centímetros de óleo. Aqueça em fogo médio a alto até que o óleo atinja 190 ° C. Assim que o óleo atingir a temperatura, coloque 2 ou 3 coxas de frango, dependendo do tamanho, na frigideira (cuidado para não entupir a frigideira) e frite por cerca de 8 minutos até o fundo dourar. Vire as coxas e cozinhe por mais 8 minutos ou até dourar do outro lado. Coloque na gradinha da assadeira e leve ao forno para esquentar. Frite as restantes coxas de frango e leve ao forno enquanto cozinha. Se não for servido na hora, desligue o forno e deixe a porta do forno aberta para manter as coxas quentes e crocantes.
  7. Coloque o frango assado em uma travessa e sirva com seus acompanhamentos favoritos como de costume.