Pastéis de Nata

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

As famosas panquecas de Lisboa apresentam um creme sedoso com infusão de limão e canela com uma tampa de bolha e uma crosta de manteiga quebradiça. Diz a lenda que essas tortas foram inventadas séculos atrás por monges ou freiras católicas com um excesso de gema de ovo de roupas engomadas com clara de ovo. Imagine: sem a roupa suja, não teríamos pastéis de nata.

Cozinhar bolos em casa tem algumas vantagens (bolos frescos e quentes direto do forno!) E desvantagens (os fornos domésticos não esquentam tanto quanto os comerciais, então seus bolos podem não ser tão caramelizados). Se você tem um forno de pizza, use-o!

 

Diferença entre panquecas portuguesas e chinesas

Os colonos portugueses trouxeram bolos de pudim para Macau (na costa da China), onde evoluíram para a sua própria torta privada, frequentemente menos doce e mais parecida com ovo. As panquecas chinesas costumam ter banha na crosta, além ou no lugar da manteiga. E há também uma variante que usa uma massa quebrada para a crosta em vez de uma massa laminada.

 

Que tipo de massa devo fazer para a massa?

A massa da panqueca portuguesa é uma massa laminada que contém apenas três ingredientes:

  1. Farinha
  2. Água
  3. Manteiga

A massa é feita de farinha e água, que é então revestida com manteiga, dobrada e enrolada novamente. Isso é repetido várias vezes para criar dezenas de camadas que se tornam escamosas após o cozimento. Você pode ficar tentado a trapacear com massa folhada comprada em loja, mas não será a mesma coisa. Isso vai soprar o creme da frigideira e criar uma grande bagunça queimada que você precisa limpar.

 

Ingredientes

Para a crosta:

  • 1,5 colheres de manteiga sem sal
  • 1,5 xícaras de farinha
  • 3 xícara de agua
  • 0,5 colher de chá sal

Para o recheio:

  • 1 limão médio
  • 1,5 xícaras açúcar granulado
  • 0,5 xícara agua
  • 1 pau de canela
  • 1,5 xícaras leite integral
  • 1/4 xícara farinha
  • gemas de ovo grandes
  • Açúcar em pó e canela em pó, para servir (opcional)

 

Modo de preparo:

Para a massa:

  1. Corte 1 1/2 palitos de manteiga sem sal em 12 pedaços e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora até ficar macio.
  2. Coloque 1 3/4 xícaras de farinha de trigo e 2/3 xícaras de água em uma tigela grande e misture à mão, até formar uma massa solta. Sove até que a massa fique elástica, mas ainda ligeiramente pegajosa, cerca de 5 minutos. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 20 minutos.
  3. A massa agora deve estar bem lisa. Uma superfície de trabalho limpa, um rolo de massa e farinha generosamente com farinha. Abra a massa em um retângulo de 20 x 25 cm com cerca de 1 cm de espessura, com o lado mais longo próximo a você.
  4. Retire o excesso de farinha da massa. Espalhe 3 pedaços de manteiga em uma camada fina nos 2/3 esquerdos do retângulo. Levante a parte direita sem manteiga e dobre-a sobre a seção do meio, depois dobre o lado esquerdo sobre o meio. Vire a massa 90 graus. Abra a massa em um retângulo de 20 x 25 cm. Repita a aplicação da manteiga dobrando a massa mais duas vezes, virando e desenrolando. Espalhe a manteiga restante sobre a massa, deixando uma borda de 1/2 polegada.
  5. Começando com o lado comprido mais próximo de você, enrole a massa firmemente em um tronco de árvore. Corte as duas pontas e, em seguida, corte o tronco transversalmente. Embrulhe um pedaço em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Embrulhe o outro e congele para uso futuro.

 

Para o recheio:

  1. Arrume uma grade no terço superior do forno e aqueça a 550 ° F ou o máximo possível. Se o seu forno não aquecer a 550 ° F, coloque uma pedra para pizza ou 2 assadeiras uma sobre a outra na prateleira superior enquanto o forno aquece.
  2. Com um descascador de vegetais, descasque 2 tiras longas de 1 limão médio e tome cuidado com a casca branca para não descascar. Coloque a tigela, 1 1/3 xícara de açúcar granulado, 2/3 xícara de água e 1 canela em uma panela pequena. Leve para ferver em fogo médio. Cozinhe a panela, mexendo ocasionalmente, mas sem mexer, até engrossar e ficar com uma consistência xaroposa, cerca de 3 minutos e meio. Meça 7 onças fluidas de xarope e reserve.
  3. Coloque 1/3 xícara de leite integral e 1/4 xícara de farinha de trigo em uma tigela média e bata até que não haja grumos. Em uma panela média, leve o restante 1 xícara de leite integral para ferver em fogo alto. Tire a panela do fogão. Despeje lentamente metade do leite quente na mistura de farinha, mexendo sempre. Despeje a mistura de volta na panela. Adicione a calda medida e cozinhe em fogo médio por 3 a 5 minutos, mexendo sempre, até engrossar e ficar homogêneo. Retire a panela do fogo.
  4. Coloque 5 gemas grandes de ovo em uma tigela de farinha vazia e misture bem. Tempere os ovos mexendo lentamente metade do leite quente nos ovos. Despeje a mistura de volta na panela e reserve.

 

Faça as tortas:

  1. Corte a massa gelada em 12 fatias de aproximadamente 1/2 polegada de espessura. Quando sua cozinha estiver quente, molde um de cada vez e leve à geladeira o resto. Coloque a fatia em uma forma de panqueca ou forma de muffin comum. Pressione o centro firmemente contra o fundo da assadeira com o polegar e forme uma parede de massa ao redor do polegar. Se você estiver usando panquecas, pressione as bordas da massa para fora até que se projetem 1/4 de polegada além da borda da assadeira. Se você estiver usando uma forma de muffin, a massa não alcançará o topo das xícaras. Certifique-se de que a massa é o mais fina possível. Se a massa grudar em você, mergulhe o polegar na água antes de moldar.
  2. Coloque as formas forradas com massa em uma assadeira. Encha as latas ou poços com creme até 1/4 de polegada da parte superior. Asse por 10 a 16 minutos, até que o creme esteja levemente estufado e dourado e a crosta esteja dourada. Deixe os bolos esfriar por 10 minutos e depois vire-os com cuidado sobre uma gradinha.
  3. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela, se desejar.